Cia Ludens apresenta a peça "Dançando em Lúnassa" no Centro Cultural SP


A Cia Ludens completa em 2013 uma década de atividades na área teatral. Como parte da celebração, seu novo espetáculo, Dançando em Lúnassa, do irlandês Brian Friel, estreia dia 26 de abril no Centro Cultural São Paulo.
Nesta nova montagem, o diretor Domingos Nunez segue a linha de pesquisa de outros trabalhos da companhia, que tem buscado um diálogo entre a dramaturgia irlandesa contemporânea e a realidade brasileira.

Dançando em Lúnassa é o maior sucesso de Friel, já tendo sido encenada no mundo inteiro. No Brasil, a primeira encenação foi a da Cia Ludens, em 2004. A peça já esteve em cartaz na Broadway e foi adaptada para o cinema com o título em português A Dança da Paixões, com Meryl Streep no elenco.


A Peça
O espetáculo se passa na pequena cidade fictícia de Ballybeg, em 1936, em um momento em que os modos de produção das comunidades rurais da Irlanda deixam de ser artesanais e passam a ser industriais. Narrando diretamente para a plateia, Michael relembra eventos como a chegada de um aparelho de rádio e o retorno de seu tio padre, doente, da África, que interferiram decisivamente na vida de sua mãe e tias. Intercaladas à narração, as cenas desvelam o cotidiano dessas cinco irmãs: seus afetos, paixões e desapontamentos. Às vésperas do festival em homenagem ao Deus pagão da colheita, Lugh, revelações importantes vêm à tona: a verdadeira crença do padre Jack, os propósitos quiméricos do pai de Michael e o colapso da estrutura familiar dessas mulheres calcada em princípios patriarcais, cristãos e hipócritas, que já não conseguem oferecer respostas a um mundo industrial e capitalista, anunciado pela chegada de fábricas e máquinas.

Fazem parte do elenco de Dançando em Lúnassa as premiadas atrizes Denise Weinberg, Sandra Corveloni e Clara Carvalho.
Dançando em Lúnassa no Centro Cultural São Paulo
Espaço Cênico Ademar Guerra (Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso)
DATA: 26/04 até 02/06 (Sexta e Sábado 21h e Domingo 20h)
INGRESSOS: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada)
INFORMAÇÕES: 3397 4000

 AVISO:
A estreia da peça Dançando em Lúnassa prevista para o dia 26/04 no Centro Cultural São Paulo foi adiada para o dia 03/05, pois o ator Mario Borges devido a problemas de saúde foi obrigado a deixar o elenco. Dessa forma, o ator Walter Breda será o seu substituto para o papel.