Lançamento de livro sobre viagem presidencial deTancredo Neves


A Nova República alvorecia naqueles meses de 1985. Eleito, mas ainda não empossado, Tancredo Neves programou um giro internacional, seu primeiro grande movimento como presidente eleito, a ser recebido por outros importantes chefes de nação, além do Papa. A viagem seria, ao mesmo tempo, sua consagração no cargo e o início de promissora jornada. O que não se podia prever é que aquele período – contradizendo sua longa e bem-sucedida carreira política –, fosse o período que a encerraria, de um só golpe, junto com a expectativa e as esperanças de toda uma nação.

Para acompanhá-lo nessa jornada ao Exterior escolheu o então chefe do Departamento das Américas do MRE – Ministério das Relações Exteriores, Rubens Ricupero, que anotou em uma agenda que ganhara às vésperas da viagem os principais acontecimentos, diálogos e impressões. Teria sido um registro da primeira viagem, mas hoje é um dos principais documentos sobre esse singular período da história brasileira. 

Finalmente publicado, “Diário de bordo: a viagem presidencial de Tancredo Neves” será lançado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo no próximo dia 16, terça-feira, a partir das 19 horas, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2.073, em sua Loja das Artes.

Comentários