Livro de Edgar Morin reflete sobre o futuro pós pandemia


É HORA DE MUDARMOS DE VIA – AS LIÇÕES DO CORONAVÍRUS

 

Edgar Morin

 

 Páginas: 98

 

Preço: R$34,90

 

 Bertrand Brasil | Grupo Editorial Record




Em pouco menos de cem páginas, o filósofo e pensador francês Edgar Morin imprime em “É hora de mudarmos de via”, reflexões e lições acerca da pandemia do Coronavírus, crise que paralisou a vida econômica e social em 177 países. 

Quando tudo começou, ainda em 2019, em Wuhan, na China, o ocidente passou a olhar com curiosidade ao que acontecia "do outro lado do mundo”. Na literatura, as vendas de “A Peste”, de Camus, dispararam. Estava instalada a realidade que todos vivem até hoje: o isolamento, a paralisação das atividades econômicas, a contagem de mortos e infectados, a crise econômica e sanitária, e habituar-se a lidar com termos como curva, primeira e segunda ondas, imunidade de rebanho... Uma realidade transformada.

A partir disso, muitas são as perguntas que surgem: e depois? Como será o pós-pandemia? Teremos aprendido algo? O que a Pandemia pode nos ensinar? São sobre questões como essas, dentre outras investigações políticas e sociais, que Edgar Morin, em parceria com Sabah Abouessalam, socióloga e urbanista, esposa do escritor, isolados em seu apartamento em Montpellier, Paris, refletem neste novo livro, pequeno nas páginas, mas enorme na potência do que traz à tona em provocações e uma visão de mundo otimista, que aposta na humanidade como solução de seu futuro. 

Morin acredita na regeneração da política, na proteção do planeta e na humanização da sociedade: é hora de mudarmos de via. ;) 


Comentários