História da Estátua da Liberdade, nos EUA




Você sabia que a Estátua da Liberdade, nos EUA, não era pra ter sido instalada lá?

O escultor Frederic-Auguste Bartholdi, que planejou a obra, vislumbrou a escultura gigante na entrada do canal de Suez para o Egito, uma das maiores conquistas da arquitetura francesa do século 19. No entanto, o ambicioso monumento não conseguiu financiamento dos governos francês e egípcio, e o sonho de Bartholdi quase morre como rascunho.

Quem salvou o projeto foi um amigo do artista, chamado Edouard René Lefèbvre de Laboulaye. Escritor, jurista e defensor da abolição da escravidão, de Laboulaye propôs um presente aos Estados Unidos como símbolo do triunfo da República e dos valores da democracia, tidos como essenciais tanto na França como na jovem nação americana. Animado com a oportunidade, Bartholdi dedicou-se a transformar o projeto anterior um uma imagem de "liberdade iluminando o mundo", presente perfeito para uma nação que comemorava o centenário de sua independência em 1876.


CONSTRUÇÃO DO MONUMENTO

O artista precisou de duas décadas para confeccionar o monumento e instalá-lo na baía de Nova York, numa trajetória marcada por problemas financeiros. A empreitada contou com ajuda do editor Joseph Pulitzer, que se dedicou à arrecadação de recursos, além da contribuição da poeta Emma Lazarus, cuja ode à Lady Liberty integrou uma campanha para financiar o pedestal da estátua, projetado pelo arquiteto norte-americano Richard Morris Hunt.

A construção de Bertholdi também enfrentou desafios técnicos, solucionados graças à habilidade para construção de estruturas metálicas do engenheiro Gustave Eiffel (o mesmo que ergueu a famosa torre). A estátua ficou pronta na França em 1884, com um pequeno atraso em relação às comemorações. Foi enviada aos EUA em 350 partes, acomodadas em 214 contêineres, remontadas ao longo de 4 meses. A inauguração, ocorrida em outubro de 1886, incluiu o primeiro desfile de tiras de papel de telégrafo da cidade e reuniu quase 300 navios. 

Entregue à administração do National Park Service em 1993, a estrutura de cobre começou a oxidar e passou por restauro em 1984, ano em que o monumento foi tombado pela ONU como Patrimônio da Humanidade.



CURIOSIDADES

A estátua pesa 24.635t e mede 93 m, do chão até a ponta da rocha.

O livro que a estátua segura com a mão esquerda exibe a inscrição Julho IV MDCCLXXVI (4 de Julho de 1776), data da independência dos Estados Unidos. 

Os raios da coroa representam os sete mares e os continentes, enquanto as 25 janelas fazem referência às principais pedras preciosas. 

Aos pés da estátua, as correntes rompidas reforçam a ideia de libertação da opressão. A tocha atual foi instalada em 1986, e a original pode ser vista no museu.





Fonte: Guia de Nova York - Ed. Lonely Planet