Epson cria máquina de reciclagem de papel, sem necessidade de água

A Epson, líder mundial em impressão, projeção e imagem digital, apresenta a PaperLab, a primeira máquina de reciclagem de papel para escritórios do mundo, capaz de produzir papel novo a partir de resíduos de papel triturado, sem a necessidade de utilização de água.

A empresa planeja começar a produção comercial do novo equipamento em 2016 no Japão. Tem, entretanto, planos futuros para levar o produto para outras regiões do mundo. Com a PaperLab, empresas e órgãos governamentais podem produzir papéis com tamanhos, espessuras e gramaturas diferentes, a partir de papéis utilizados e descartados nas empresas.

Um protótipo do produto foi apresentado na Eco-Products 2015, uma exposição sobre tecnologias sustentáveis, que foi realizada no Tokyo Big Sight (Centro Internacional de Exposições Tokyo), entre 10 a 12 de dezembro.

Até então, as empresas contratavam responsáveis pela remoção e eliminação de documentos confidenciais. Com a PaperLab, as companhias podem remover os resíduos elas mesmas, de forma segura, uma vez que máquina reduz o papel até suas fibras, fazendo as informações contidas desaparecerem.

O papel usado é aglutinado mecanicamente com o uso de um mecanismo original que transforma papel em fibras longas e finas. Por não usar água e ter um design compacto, o equipamento pode ser instalado até em pequenos escritórios. Ele permite aos usuários controlar a densidade, espessura e tamanho do papel.

Veja o vídeo: