Livro "Blota Jr: A elegância no ar" conta a vida do mestre brasileiro da comunicação

Blota Jr. foi apresentador dos grandes momentos da música na TV, um dos maiores nomes do rádio, pioneiro do jornalismo esportivo, político atuante num período decisivo da história do Brasil.

Em suas seis décadas de carreira, Blota Jr. apresentou mais de 180 programas. Dirigiu emissoras de rádio e foi sócio de um canal de TV. Foi deputado federal, deputado estadual e secretário de Estado. Ao lado de sua esposa, Sonia Ribeiro, criou um estilo único diante das câmeras. Blota Jr.: a elegância no ar revela os segredos deste mestre, que fez da sua vida uma grande aula de comunicação.

Essa trajetória é contada com riqueza de detalhes por Fernando Morgado, que dedicou três anos para pesquisar e escrever o livro "BLOTA JR: A ELEGÂNCIA NO AR - A biografia do mestre dos apresentadores de TV do Brasil".


O livro traz detalhes inéditos:

• Mostra os diversos feitos pioneiros de Blota Jr. no rádio e que até hoje se mantêm. Exemplos: ele inventou os comentários nos intervalos das partidas, foi o primeiro a fazer reportagem gravada em São Paulo, narração "off tube" (em cima de imagens), fez o primeiro game show com ligação telefônica ao vivo, entre outros.

• Revela o papel político de Blota Jr. durante a ditadura militar. Ele foi como uma espécie de conciliador, especialmente durante a abertura política. Mesmo sendo da ARENA, ajudou artistas perseguidos. Como exemplo, o livro traz a história de Jacinto Figueira Junior, "o homem do sapato branco": mesmo sendo da oposição e trabalhando numa concorrente (TV Globo), Blota foi até o DOPS visitá-lo e trabalhou pela sua soltura.

• Apresenta, através da ajuda que receberam de Blota Jr., como foi o começo da carreira de nomes como Fausto Silva, Raul Gil, Geraldo Blota, Hélio Ribeiro etc.

• Conta a história de uma família com diversos profissionais no rádio e na TV, como os irmãos Gonzaga Blota (que foi diretor de novelas da TV Globo, como "Dancin' Days" e "Roque Santeiro") e Geraldo Blota, além do filho Quico Leal, que foi sócio de Luciano do Valle no "Show do esporte".

• Fala dos bastidores dos Festivais da MPB e do quanto Blota Jr. e seus programas foram importantes para transformar em ídolos nomes como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina.


A obra tem prefácio do Fausto Silva, que revela a gratidão que tem por Blota Jr. Ele lhe indicou para o seu primeiro emprego em São Paulo, na Rádio Record.


O autor
Fernando Morgado nasceu em 1987, na cidade do Rio de Janeiro. É pesquisador de mídia e comunicação, jornalista, palestrante e professor convidado da Universidad Autónoma Metropolitana do México e da ESPM. No Sistema Globo de Rádio, atua na área de inteligência de mercado e integra o comitê de programação da Rádio Globo. É comentarista de história do rádio na MEC AM. Pós-graduado em Gestão Empresarial e Marketing e graduado em Design com Habilitação em Comunicação Visual e Ênfase em Marketing pela ESPM. Entre os livros de que foi autor, coautor e colaborador, Blota Jr.: a elegância no ar é sua quinta obra.





Blota Jr. – A elegância no ar
352 páginas -  Matrix Editora
Preço sugerido: R$ 49,90