Livro revela disputas entre o rei da França e a Ordem dos Templários na Idade Média


A Idade Média foi marcada por diversas disputas internas na Igreja Católica. Reis, papas e diversos segmentos da Santa Sé brigaram entre si pela ampliação dos poderes e, claro, por tesouros, muitas vezes, escondidos a sete chaves e debaixo de muitas lendas. No início do século XIV, o Rei Felipe IV da França e a Ordem dos Templários foram antagonistas. O rei tinha com os templários uma dívida impagável e, por isso, começou a pressionar o papa Clemente V para dissolver a ordem, o que aconteceu em 1312.

Dois anos depois, Clemente V e Felipe IV morrem misteriosamente. O papa, envenenado pelo vinho da eucaristia, enquanto celebrava uma missa. Já Felipe IV durante uma caçada. Em 1319, o papa João XXII, sucessor de Clemente V, convoca o monge Galcerán de Born para investigar as misteriosas mortes. Esses fatos são a espinha dorsal do empolgante thriller histórico Iacobus: Aventura dos Templários no Caminho de Santiago, da espanhola Matilde Asensi.

A partir daí, Galcerán e um misterioso garoto partem da sede papal, em Avignon e vão até Paris. De lá, inicia o longo Caminho de Santiago de Compostela até o Cabo de Finisterra, que acreditavam ser o fim do mundo. Durante a jornada, eles encontram uma feiticeira judia, que também lhes fará companhia.
Os leitores vão desvendar os mistérios e, aos poucos, vão perceber que as verdadeiras intenções de João XXII eram encontrar os tesouros que os Cavalheiros Templários esconderam ao longo do caminho.