Amor e Ódio em Sonata retorna ao palcos no Centro Cultural Justiça Federal no RJ

A partir do dia 24 de julho volta à cena Amor e Ódio em Sonata, espetáculo que apresenta ao público um pouco da vida de um dos maiores gênios da literatura russa, Leon Tolstói (1828-1910).

A vida de Tolstói, autor dos famosos romances “Guerra e Paz” e “Anna Karenina”, entre outros, assemelhava-se a um verdadeiro folhetim, repleto de paixões, intrigas, disputas de poder e lances dramáticos. O recorte escolhido para a peça é o da história do embate entre as duas mulheres mais atuantes na vida de Tolstói – a mulher Sônia, com quem viveu por 48 anos e teve 13 filhos; e Sasha, filha eleita entre os treze como a “voz autorizada” do escritor (ela tomou o lugar da mãe como secretária particular e responsável pelas transcrições da obra do pai). No centro do conflito, um testamento feito por Tolstói, em que doava, em detrimento de sua família, os direitos de toda sua obra literária a um discípulo e amigo íntimo chamado Vladimir Chertkov.

Aos 50 anos de idade, já um escritor consagrado, Tolstói cria uma “religião” em que prega contra a propriedade privada e a favor da vida comunitária e do celibato. Arrebanha um sem número de seguidores, os “Tolstoianos”, entre eles Chertkov, que vai conquistando a confiança de seu “mestre” até tornar-se a maior influência por trás de todos os passos de Leon Tolstói.

Chertkov convence Tolstói a deixar para ele, em testamento, os direitos sobre sua obra que, segundo afirmava, seriam posteriormente repassados ao domínio público. Para garantir a conquista de seu objetivo, alicia Sasha que, sempre em oposição a sua mãe, faz coro às idéias de Chertkov, e os dois abrem guerra a Sônia. Esta, também escritora, esteve ao lado do marido em momentos decisivos de sua trajetória, transcrevendo e colaborando, durante anos, em muitos de seus manuscritos – só o romance “Guerra e Paz” foi transcrito por ela sete vezes, pois teve sete versões até a definitiva. Forte e determinada, Sonia lutou incansavelmente para reaver os direitos sobre a obra de marido, pois os considerava legitimamente seus depois de uma vida dedicada a ele a ao seu trabalho, e também de seus oito filhos ainda vivos, a quem devia sustentar.

Desesperada com o crescente domínio de Chertkov sobre seu marido, proporcional à cada vez maior distância entre o casal, Sônia tenta se matar diversas vezes e transforma sua vida conjugal num tormento, exasperando Tolstói, que aos 82 anos foge de casa abandonando a esposa. Mas, durante a viagem de trem, contrai pneumonia e acaba morrendo num pequeno e modesto cômodo da estação de trem de Astapovo. Quando Tolstói já está gravemente doente, Sônia descobre seu paradeiro e aluga um trem para levá-la ao seu encontro, mas ao chegar é impedida por Chertkov e Sasha de vê-lo em seus últimos minutos de vida. Após a morte de Leon, mãe e filha, que sempre viveram como inimigas, encontram-se pela primeira vez unidas pela dor da perda.

Sonia Tolstoi só consegue reaver os direitos sobre a obra do marido alguns anos depois de sua morte, depois de apelar ao governo russo.
 

Amor e Ódio em Sonata
Estreia dia 24 de julho (quarta-feira), às 19h Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 Centro - Rio de Janeiro RJ

HORÁRIOS: 4ªs e 5ªs, às 19h
INGRESSOS: R$20,00 e R$ 10,00 (meia entrada)

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos
Temporada: até 29 de agosto.