Depoimentos inéditos do documentário "Uma Noite em 67" viram livro


 O famoso III Festival da Música Popular Brasileira, de 1967, entrou para a história da música no país e revelou ao público canções como Alegria, Alegria, de Caetano Veloso; Roda Viva , de Chico Buarque; Domingo no Parque, de Gilberto Gil, e Ponteio, de Edu Lobo. 

As histórias desse festival servem de pano de fundo para o livro Uma Noite em 67 (Editora Planeta, 296 pp, R$ 34,90), de Renato Terra e Ricardo Calil, autores do documentário de mesmo nome.

Lançado em 2010, o documentário foi sucesso absoluto de crítica e de público, com mais de 80 mil espectadores nos cinemas – número bastante expressivo para o gênero. Na época, os autores já sabiam que os 85 minutos de filme não comportariam as mais de 70 horas de gravações, que agora viram livro, complementando a obra.

O livro traz depoimentos inéditos, além de entrevistas que ficaram fora do filme, como aquelas realizadas com o escritor Ferreira Gullar e com a cantora Nana Caymmi.

Foram entrevistados Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nana Caymmi, Nelson Motta, Jair Rodrigues, Edu Lobo, MPB4, Ferreira Gullar, Zuza Homem de Mello, Paulinho Machado de Carvalho, Sérgio Ricardo, Marília Medalha, Capinan, Chico de Assis e Júlio Medaglia.