Programa RC promove reciclagem de cartões. Confira os pontos de coleta



O Continental Shopping (Jaguaré) é o mais novo estabelecimento a aderir ao Programa RC – reciclagem de cartão, idealizado pelo empresário Renato Soares de Paula, proprietário da R. S. de Paula, empresa fabricante de cartões. O ponto de coleta fica no piso Boulevard.

A ideia do programa é simples. O consumidor deposita seu cartão (de crédito, débito, seguro-saúde, fidelidade, entre outros) na coletora, gira uma manivela (com isso há economia de energia e contribui para fácil instalação) e corta os plásticos em pontos estratégicos inutilizando, inclusive, chips e tarjas magnéticas de forma segura. Todo material recolhido é triturado para garantir a perda total das informações.

O resíduo é transformado em novas placas de PVC prontas para serem usadas em novos cartões ou em outros produtos reciclados como porta copos, capa de cadernos e agendas, jogos americanos, quadros, tampo de mesa, enfim uma infinidade de objetos decorativos e funcionais que garantem a viabilidade do projeto.

Além do shopping, as coletoras de cartões também estão em oito pontos da capital paulista. Estações Conceição, Sé, Paraíso e Consolação do Metrô, no hall do Conjunto Nacional e nas sedes das empresas que já aderiram ao programa, tais como, Seguros Unimed, Central Nacional Unimed e Metrus (Instituto de Seguridade Social dos metroviários).