Festival BaixoCentro 2013 abre chamada pública até 22/02



Até o dia 22 de fevereiro, artistas, produtores, ativistas, cidadãos e quem mais queira pode cadastrar ideias e atividades para participar da segunda edição do Festival BaixoCentro. A convocação é para ocupar durante 10 dias as ruas dos bairros Santa Cecília, Barra Funda, Campos Elíseos, Vila Buarque e Luz.

Neste ano, o Festival acontecerá entre os dias 5 e 14 de abril. Por meio do site http://festival.baixocentro.org, qualquer um pode cadastrar sua atividade, sugerir em que espaços pretende se apresentar, indicar quais equipamentos poderão emprestar e qual infraestrutura será necessária. Todas devem ser gratuitas e abertas ao público.

Em pouco mais de 10 dias, o Festival já tem mais de 50 atividades inscritas, como por exemplo a "Passo Marcado", sugerido pela artista Rafaella Nepomuceno e que já aconteceu no ano passado. Nele, tintas são jogadas no chão do Minhocão enquanto a artista puxa um coco cantado convidando as pessoas a dançarem, pisarem nas tintas e pintarem o cinza do asfalto. Outro projeto interessante é o "Re-lendo Mozart: Quinteto Experimental de Guitarras" em que cinco guitarristas fazem uma releitura das obras de Mozart com instrumentos modificados. 

E se você prefere poesia em vez de música, por que não apreciar poemas e, ao mesmo tempo, aprender a fazer pães? O "Pão e Poema" quer fazer pães durante 12 horas enquanto poemas da escrita Patricia Vieira são distribuídos como couvert, sobremesa ou acompanhamento.


Não são pedidas autorizações para órgãos governamentais e nem patrocínios para ONGs ou entidades privadas. Por ser um movimento de ocupação, o Festival é financiado colaborativamente por meio de plataformas online.