Documentário "Breaking the Taboo" já está disponível gratuitamente no youtube

Com eventos em Londres e Nova York, foi lançado essa semana o documentário Breaking the Taboo, que acompanha a Comissão Global de Política de Drogas, iniciativa liderada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em sua missão de expor um dos maiores fracassos políticos dos últimos 40 anos: a guerra às drogas.

O filme é uma versão internacional feita para web e TV do Quebrando o Tabu, longa brasileiro de 2011 dirigido pelo cineasta Fernando Grostein Andrade e produzido pela Spray Filmes, que retratou o início do trabalho da Comissão Global e teve FHC como âncora.

Breaking the Taboo percorreu quatro continentes e demorou dois anos para ficar pronto. O filme apresenta dados e números sobre a ineficácia do modelo repressivo de combate às drogas e traz entrevistas inéditas com José Manuel Santos, atual presidente da Colômbia, Robert Dupont, o ex-czar americano das drogas, depoimentos de militares britânicos e filmagens na Rússia, além de conteúdo da versão original de Quebrando o Tabu. A narração é feita pelo ator americano Morgan Freeman.

Antes de estrear na televisão, Breaking the Taboo já está sendo disponibilizado gratuitamente  no Youtube. - www.youtube.com/breakingthetaboofilm. Para ampliar a participação pública nesse debate, os produtores do filme se associaram à Fundação Beckley (Reino Unido) e à Avaaz e lançaram também um website de campanha e uma petição endereçada à ONU (www.breakingthetaboo.com), pedindo uma mudança global na estratégia de lidar com as drogas para interromper o ciclo vicioso de criminalização e punição de usuários, que acaba enriquecendo o crime organizado.