Conjunto Nacional sedia bazar com produtos feitos por artesãos de ONG's



A Associação Paulista Viva (APV) promove no Conjunto Nacional, em São Paulo, o Espaço Criativo. Trata-se de uma loja coletiva social que vende produtos feitos por alguns artesãos que integram ONGs ou entidades que fazem parte do Núcleo de Economia Criativa (NEC) do programa Paulista Viva e Sustentável, da APV.
 
A loja está montada até o dia 22 de dezembro ao redor dos elevadores centrais do centro comercial localizado na Avenida Paulista.

 A loja coletiva social se alinha a outra ação da Associação Paulista Viva, o projeto “Compra a 0 km”, que tem o objetivo de estimular que as pessoas realizem suas compras cotidianas – e mesmo as de Natal – em lugares próximos às suas residências ou aos seus locais de trabalho, o que reduziria os grandes deslocamentos e, consequentemente, a concentração de automóveis nas ruas, e que provocaria também a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.




Loja coletiva social
Os produtos vendidos no “Espaço Criativo” são feitos por artistas ligados a ONGs como Associação Guaianazes por Moradia, Arte, Esporte, Cultura, Educação e Meio Ambiente (AGM); HISTORIARTE; MERCOSOL; MOVE INSTITUTE, Superintendência do trabalho artesanal nas comunidades (SUTACO), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS ITAPEVA), Casa José Eduardo Cavichio - Apoio à criança com câncer (CAJEC), ASSOCIAÇÃO VIDA ATIVA, BAOBÁ, ASSOCIAÇÃO NOVOLHAR, INSTITUTO ECOTECE, Incubadora tecnológica de cooperativas populares da fundação Getulio Vargas (ITCP), Programa de Incentivo à Rede de Comércio Solidário da Cidade de São Paulo (SMAD) e FIGUREIROS DE TAUBATE. Entre os artigos à venda há roupas, brinquedos, objetos de decoração, tapeçaria, bolsas, joias etc.