Livro "As cartas de John Lennon" traz biografia do músico em cartas e bilhetes



As cartas de John Lennon (Editora Planeta, 400 pp., R$ 59,90) é uma biografia inédita do músico feita totalmente por meio de cartas, bilhetes, autógrafos, recados e cartões-postais, para a família, esposas, amigos, jornais, advogados, fãs, colegas de trabalho e até para a lavanderia. Algumas delas são irônicas e engraçadas; outras, mais informativas; outras, ainda, agressivas. Mas há também aquelas – a maior parte delas – em que ele revela um lado doce e delicado.

Cada carta é precedida de uma introdução, esclarecendo quem era o destinatário e explicando melhor o conteúdo. Muitas delas – a maioria – são apresentadas com o fac-símile da missiva original, com a letra de Lennon e às vezes com os desenhos que ele adorava fazer para personalizar suas correspondências.

Escrito pelo britânico Hunter Davies, amigo e biógrafo “oficial” dos Beatles – ele lançou a primeira biografia da banda, The Beatles, em 1968 –, o livro é uma maneira diferente e original de conhecer um pouco mais sobre a vida de um dos maiores ídolos da música pop, morto em 1980 em Nova York e até hoje com fãs fervorosos espalhados por todo lugar.

O livro é dividido em 23 partes, cobrindo desde a infância de John, com seus primeiros desenhos e bilhetes para a família, até os seus anos finais em Nova York. Traz, também, um prefácio escrito por Yoko Ono.