Centenário de Jorge Amado em Ilhéus terá ensaio aberto de "Capitães da Areia"



O ensaio aberto do espetáculo teatral baseado no livro “Capitães da Areia”, um dos grandes sucessos do escritor Jorge Amado, será um dos destaques do projeto cultural ‘Amar Amado’’. 

A apresentação, com direção de Elisa Mendes, acontece no dia 12 de agosto, às 20h, no Teatro Municipal de Ilhéus e faz parte da extensa programação de atividades de teatro, literatura, música, dança, cinema, gastronomia e artes plásticas e visuais que marcam o centenário do autor. O festival, promovido pela Prefeitura de Ilhéus através da Fundação Cultural do município e da produtora Maná Produções, ocorre entre os dias 04 e 12 de agosto.





O livro Capitães da Areia foi lançado por Jorge Amado em 1937. Como centrava a ação na vida de menores abandonados da cidade de Salvador, mostrando as diferenças de classe, concentração de renda e os efeitos da marginalidade nos jovens, chegou a ter quase mil exemplares queimados em praça pública pelo governo da Bahia da época. Muitas cópias também foram apreendidas no Rio de Janeiro - foi acusada de ser uma obra “comunista” e “nociva à sociedade”. Mas isso não foi suficiente para fazer os brasileiros esquecerem do protagonista Pedro Bala, filho de um grevista morto que sobrevive de pequenos furtos que divide com seus amigos pobres, que vivem na rua e formam o bando que dá título ao trabalho.

A apresentação da peça promete ser um dos pontos altos da programação do centenário, que deve atrair mais de 500 mil pessoas da região e milhares de visitantes de todo o Brasil e do mundo