"Solo", livro de memórias de Cesar Camargo Mariano




Dica imperdível de leitura: “Solo”, livro de memórias do renomado pianista, compositor, arranjador e produtor Cesar Camargo Mariano. Considerado um dos mais completos músicos brasileiros Cesar relembra em seu livro histórias marcantes dos 50 anos de carreira, dificuldades e conquistas de sua trajetória musical e a importância da dedicação do artista à sua arte.

A obra narra a trajetória do músico, ainda criança, em São Vicente, onde a casa de seus pais - amantes da música - era frequentada por gigantes da MPB como Inezita Barroso, Waldir Azevedo e Jacó do Bandolim, até trabalhos e parcerias que desenvolveu ao longo da carreira com Lennie Dale, Simonal, Elis Regina, Nana Caymmi, Leny Andrade, Helio Delmiro, entre outros.

Filho de um vendedor de seguros e uma professora primária, Cesar cresceu ouvindo os mais variados gêneros e artistas. Desde muito cedo desenvolveu sua arte, sem nunca ter estudado música. Ao ganhar seu primeiro piano, Cesar o tocou como se já praticasse há anos e durante a adolescência ficou conhecido como ”garoto prodígio”.


O pianista e compositor Johnny Alf foi uma das pessoas que mais marcou a vida musical de Cesar.  Dos momentos fortes e importantes de sua convivência com Simonal, Cesar fala da amizade e da paixão de ambos pela música, e com Elis Regina, lembra dos bastidores de importantes trabalhos ao lado da cantora, como Elis & Tom e Falso Brilhante, hoje considerados referência em todo mundo.

“Solo” conta ainda histórias divertidas, como de Cesar com Chico Buarque, Toquinho e Simonal em Roma, momentos tensos vividos durante a Ditadura Militar, a relação com seus cinco filhos: Marcelo, João Marcelo, Pedro, Maria Rita e Luisa e o casamento de 30 anos com Flavia, sua companheira de toda uma vida.

Comentários