Obras de Lasar Segall serão expostas no Centro da Cultura Judaica


A partir do dia 17 de maio, a obra do pintor e mestre Lasar Segall (1891-1957) ganha espaço no Centro da Cultura Judaica. Realizada em parceria com o Museu Lasar Segall, a exposição apresenta o caderno “Visões de Guerra”, produzido pelo artista entre 1940 e 1943 e ainda pouco conhecido pelo público. São 75 desenhos aquarelados, deixados praticamente prontos por Lasar, que narram visualmente, como uma sequência quase cinematográfica de imagens dramáticas, um dos momentos mais tenebrosos da insensatez na história da humanidade, a guerra.

Radicado no Brasil desde 1923, o artista de origem judia russa foi um dos grandes nomes da segunda geração do expressionismo europeu, passando, ainda, por fortes influências do modernismo. Tendo vivenciado a brutalidade da Primeira Guerra Mundial na Alemanha, Segall desenha esse caderno já em terras brasileiras, durante a Segunda Guerra Mundial.

A exposição, que tem entrada gratuita e fica em cartaz até 12 de agosto, conta também com diversas obras que dialogam com a série, como pinturas, esboços, desenhos e fotografias, apresentadas no primeiro andar e na biblioteca do Centro da Cultura Judaica.
Durante a abertura, será lançado um catálogo inédito com imagens e textos críticos sobre o caderno “Visões de Guerra”.




  VISÕES DE GUERRA – LASAR SEGALL

Data: de 17 de maio a 12 de agosto – 1º Andar e Biblioteca
Ingresso: gratuito* (Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Centro e estão sujeitos à lotação do espaço)

Horário: 3ª a sábado, das 12h às 19h. Aos domingos, das 11h às 19h
Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do Metrô)
Tel.: (11) 3065-4333

E-mail: culturajudaica@culturajudaica.org.br
Site: www.culturajudaica.org.br  
 

Comentários