Inscrições para 40º Festival de Cinema de Gramado começam dia 23 de abril

As inscrições para três Mostras Competitivas do 40º Festival de Cinema de Gramado têm início na segunda-feira, 23 de abril. As fichas de inscrições para longas brasileiros, longas estrangeiros e curtas nacionais deverão ser preenchidas e enviadas até 1º de junho através do site www.festivaldegramado.net
 
Para concorrerem, os filmes de longa metragem devem ter sido concluídos a partir de 1º de fevereiro de 2011 e os filmes de curta metragem, a partir de 1º de agosto de 2011.

A edição deste ano promete ser uma das mais celebradas. Para marcar os 40 anos ininterruptos de apresentações, a programação foi pensada para valorizar ainda mais o cinema nacional e o intercâmbio com produtores e realizadores latinos. A organização aposta na tradição e no prestígio do evento para estimular a participação também da comunidade gramadense.

A organização confirma a realização de quatro mostras competitivas: filmes de longa metragem brasileiros; filmes de longa metragem estrangeiros; filmes de curta metragem brasileiros; e filmes de curta metragem gaúchos. Em conformidade com a diretriz especial dos 40 anos de valorização do cinema local, a mostra de curtas gaúchos volta a ocupar o Palácio dos Festivais. Ocorre ainda a Mostra Especial de Cinema Gaúcho, com filmes de longa metragem produzidos no Rio Grande do Sul, e a Mostra Panorâmica, produções de longa metragem brasileiros e/ou estrangeiros fora da competição.

Outra novidade neste ano é a premiação em dinheiro para longas brasileiros e estrangeiros e para curtas brasileiros. Em 2012, o evento vai distribuir R$ 350 mil em prêmios nas três categorias, além do troféu Kikito aos vencedores.
 

Comentários