CCBB-SP recebe mostra sobre cineasta Ingmar Bergman

Ingmar Bergman, um dos cineastas mais cultuados e influentes da história, será homenageado no Brasil na maior mostra já realizada de seus filmes, que somam mais de 50 títulos. A Mostra Ingmar Bergman acontece no CCBB em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Além dos filmes, o evento terá um Q&A com o documentarista sueco Stig Björkman e um curso ministrado pelo crítico Sergio Rizzo. Em São Paulo, a mostra acontece de 13 de junho a 15 de julho. No Rio será de 8 de maio a 15 de junho e em Brasília, de 19 de junho a 22 de julho.

A Mostra abrangerá todas as fases da carreira do diretor, desde filmes menos conhecidos do começo de sua carreira cinematográfica nos anos 40, como Prisão, Crise, Chove Sobre Nosso Amor, passando pelos clássicos dos 50, como Mônica e o Desejo (1953), O Sétimo Selo (1957), Morangos Silvestres (1957), A famosa Trilogia do Silêncio com O Silêncio, Luz de Inverno e Através do Espelho (1961), vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.

Já entre os destaques da filmografia de Bergman dos anos 70, serão exibidos Gritos e Sussurros (1972), Cenas de um Casamento (1973) e Sonata de Outono (1978), entre outros.

Sua estética influenciou uma dezena de gerações de cineastas, que consideravam Bergman o verdadeiro criador do “cinema de autor”. Em especial Woody Allen, que já apareceu em inúmeras entrevistas exaltando a importância do sueco para a história do cinema, chegando a afirmar que "ele é provavelmente o maior diretor desde a invenção da câmera".



CCBB São Paulo
Endereço: Rua Àlvares Penteado, 112 – centro de SP
Funcionamento: de Quarta a Domingo, das 9h às 20h.
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) R$ 2,00 (meia)