TV Cultura exibe documentário sobre Leon Cakoff, criador da Mostra Internacional de Cinema de SP



No domingo, 30 de outubro, a TV CULTURA homenageia o criador da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Leon Cakoff, com a exibição, às 20h30, de um documentário sobre os 35 anos do evento, dirigido por Hélio Goldsztejn e Sônia Guimarães com produção executiva de Eneida Barbosa. 
 
O filme aborda a incansável missão do recém-falecido Leon Cakoff em abrir espaço para filmes de cinematografias distantes no cenário cultural de São Paulo, enfrentando percalços como a censura nos anos de ditadura. O documentário mostra depoimentos dos diretores Fernando Meirelles, Bráulio Mantovani, Ugo Giorgetti, Carlos Reichenbach, Laís Bodanzky, Daniela Thomas, Esmir Filho, Eliane Caffé, Cao Hamburger, da atriz portuguesa Maria de Medeiros e da codiretora da Mostra, Renata de Almeida. 
 
No trabalho são destacadas as experiências profissionais e pessoais com o evento a cada ano e traz o depoimento exclusivo do cineasta israelense Amos Gittai, sobre o falecimento de Cakoff, sua vinda a São Paulo e a importância da Mostra internacionalmente, com passagens como a lembrança da vinda de Quentin Tarantino, com o filme Cães de Aluguel, e do diretor espanhol Almodóvar.

Homenagem a Leon Cakoff
Data: Domingo, 30/10  
Horário: às 20h30  
Tv Cultura