"ROCK BRASÍLIA - Era de Ouro" nos cinemas em 21 de outubro


Como a geração dos jovens de Brasília dos anos 80, filhos de profissionais liberais cheios de utopia que se mudaram para a capital federal nos anos 60, mudou os rumos da música brasileira? 
O documentário ROCK BRASÍLIA - ERA DE OURO é a terceira parte de uma trilogia sobre a formação histórica, política e cultural de Brasília  (as outras são Conterrâneos Velhos de Guerra (1991) e Barra 68 (2000)) onde o cineasta Vladimir Carvalho investiga as origens das grandes bandas de rock que tomaram de assalto o cenário musical brasileiro a partir de 1980, de Legião Urbana a Capital Inicial, Plebe Rude e muitas outras.

Uma história feita de depoimentos reveladores dos grandes protagonistas do período, como Renato Russo (em imagens raras e inéditas), Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, os irmãos Fê e Flávio Lemos e Philippe Seabra, além dos artistas que se aproximaram dessa turma, como os músicos do Paralamas do Sucesso (Herbert Vianna, João Barone, Bi Ribeiro) e Caetano Veloso.

Uma história pontuada por momentos inesquecíveis, como o quebra-quebra no show do Legião Urbana no Estádio Mané Garrincha em junho de 1988; e o grande show do Capital Inicial na Esplanada dos Ministérios em 2008, com Dinho cantando a música do colega Renato Russo: “Que País É Esse?.

A história de um sonho que segue de perto a grande utopia que foi a própria construção de Brasília e da transferência da capital para o planalto central.

Ganhador do prêmio de Melhor Documentário, pelo Júri Oficial, no Paulínia Festival de Cinema – 2011.

O documentário entra em cartaz no dia 21 de outubro em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Campinas e Santos.

FICHA TÉCNICA

Brasil, 111 min

Pesquisa, Roteiro e Direção: Vladimir Carvalho

Produção: Marcus Ligocki

Produção: Ligocki-Z Entretenimento e Vertovisão

Coprodução: Canal Brasil

Direção de Fotografia e Câmera: André Carvalheira

Montagem: Vladimir Carvalho e Sérgio Azevedo

Distribuição: Donwtown Filmes



Comentários