Ameo faz campanha no sábado para incentivar doação de medula óssea




A Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo – Ameo - faz Campanha sábado (17/09) com o propósito de incentivar o cadastro de doadores voluntários no registro nacional – Redome. 
 
A Campanha será na sede do Canto Cidadão que fica à rua Galeno de Almeida, 557. Cerqueira César, das 10h às 16h. O objetivo é cadastrar, informar e sensibilizar a população para se tornar um doador, além de conscientizar sobre o ato de doar e de destacar as dificuldades dos pacientes que necessitam do transplante.

O transplante de medula óssea é a esperança de cura para milhares de portadores de leucemias e outros 50 tipos diferentes de doenças do sangue. Para se cadastrar como doador basta ter entre 18 e 54 anos de idade, bom estado de saúde e não ter Cancer, não ter HIV + e não ter Hepatite C. Não é necessário estar em jejum.

Durante a coleta, o doador deverá estar munido de documentos pessoais (RG e CPF) para a realização do cadastro e logo após, será feita a coleta de uma pequena amostra de sangue (10ml) para o exame de compatibilidade, que identifica as características genéticas do doador.

Os dados serão cruzados constantemente com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea. Se o doador for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários. Após a compatibilidade ser constatada, o doador é consultado para confirmar a doação.

Conheça o trabalho da Ameo www.ameo.org. br