Professor da USP lança livro sobre homossexualidade



O ex-Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e atual professor titular da USP, Dr. Regis Fernandes de Oliveira, lança no próximo dia 17 de agosto, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, o livro Homossexualidade: Uma visão mitológica, religiosa, filosófica e jurídica, onde visa esclarecer alguns pontos de um assunto em alta discussão, mas que poucos sabem ao certo como abordar.

Com todo o respaldo que possui para abordar a questão dos direitos constitucionais e levando em conta a crescente onda de intolerância, onde grupos realizam ataques físicos e morais contra os homossexuais, Régis de Oliveira tem total propriedade para explanar sobre o direito que os cidadãos homossexuais têm de viver sua liberdade. “Os homossexuais são cidadãos brasileiros sujeitos dos mesmos direitos e passíveis dos mesmos deveres impostos aos heterossexuais para viver em sociedade. Privá-los do exercício de seus direitos pela sua orientação sexual só evidencia o que todos já sabemos – o preconceito”, revela.

Ele conta que quando se discute o homossexualismo em sociedade, ainda prevalece a ideia de perversão e promiscuidade, velhos estigmas que não se enquadram na sociedade atual. O autor fala sobre o preconceito e como ele se enraizou na sociedade e o porquê de ainda existir, mesmo no século XXI.

Em seu livro, Dr. Régis de Oliveira conta um pouco sobre a história do homossexualismo e relata fatos que comprovam a existência de casais do mesmo sexo desde a época de 2.400 A.C. Segundo o autor, os casais homossexuais sempre estiveram presentes na história da humanidade, escondidos ou vivendo de forma natural e exposta, dependendo da cultura e da época vigente.

O universo do sexo e as nomenclaturas como homossexual, heterossexual, bissexual e transexual também são esclarecidas no livro, que explica de forma detalhada a origem destas palavras e seus significados. O lançamento mostra a visão da biologia, psicologia e da psicanálise sobre o tema e porquê, no início do século XX, a homossexualidade foi considerada uma doença e resultou no grande preconceito contra os homossexuais.
 
 
Lançamento do livro Homossexualidade: Uma visão mitológica, religiosa, filosófica e jurídica
Horário: 19 horas
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 - Consolação

 

Comentários