Animais soltos no Matilha Cultural




Favor abrir a porta com cuidado: ANIMAIS SOLTOS”. Foi com esse aviso incrível que o pessoal da ONG Natureza em Forma me ganhou quando visitei o espaço deles, dentro do Matilha Cultural, aqui na capital Paulista. 
A ONG trabalha com resgate e recolocação de animais, silvestres e domésticos, e promove mutirões de castração, essencial para evitar a superpopulação de animais de rua. Também organiza todos os domingos o evento de adoção. Mas pode ter certeza que é diferente de tudo que você já viu, a começar pelo local.
A Natureza em Forma, que antes ocupava o Casarão da Avenida Paulista, agora está instalada no Matilha Cultural (www.matilhacultural.com.br). Esse local é inovador no conceito. É na verdade uma casa dos animais, onde os humanos são bem vindos, desde que se comportem bem. Lá ocorrem exposições de arte, sessões de cinema, debates, cursos e apresentações musicais. Todos os domingos há o evento de adoção na parte térrea da casa. É aí que rola a maior diversão aos que amam os animais, como eu. Todos os cães que procuram um lar ficam soltos, andando pela sala, interagindo com os visitantes, que podem sentar-se no chão com eles, brincar e olhar nos olhos desses anjos que só pedem uma família nova. 



Para adotá-los, o interessado deve responder a um questionário, que avaliará se ele realmente tem condições de cuidar de um animal, e também assinará um termo de responsabilidade.

O Matilha Cultural é ambientalmente correto. O cardápio dos eventos que lá ocorrem e do café é vegetariano e dá-se prioridade a produtos orgânicos e de cooperativas. Não é permitido o uso de copos e embalagens descartáveis para reduzir a quantidade de lixo. Os resíduos orgânicos são compostados no jardim. Utiliza-se papel reciclado nos impressos. Um exemplo de instituição de primeiro mundo. 



O Instituto Nina Rosa (www.institutoninarosa.org.br) que defende o direito dos animais, também tem um espaço dentro do Matilha, merecidamente.

Deixo aqui o convite a quem mora em São Paulo e também a quem vem aqui nos visitar, para conhecer o Matilha Cultural. Tenho certeza que não há outro lugar assim na cidade. Um lugar onde o respeito pelos animais e pelo meio ambiente é a prioridade. 
AH, neste domingo, 07/08 termina o evento PraCachorro 2011. Entre no site.


Matilha Cultural - Rua Rego Freitas 542 - República * Centro de SP

Tel: (11) 3256-2636 www.matilhacultural.com.br

ONG Natureza em Forma : www.naturezaemforma.com




Comentários