Lançamento de livro sobre Mario Covas dia 05 de maio em SP


Osvaldo Martins, um dos mais próximos amigos e colaboradores de Mario Covas, lança o livro "Mario Covas Democracia, Defender, Conquistar, Praticar".

Embora não seja uma biografia, a obra narra momentos importantes da vida e da trajetória política de Mario Covas desde Santos, onde nasceu, em 1930, até sua morte, em 2001. O fio condutor da narrativa é a fidelidade de Covas aos valores da democracia.

No primeiro capítulo, o jornalista Osvaldo Martins lembra o surgimento de Covas na política, no início dos anos 1960, apoiado por Janio Quadros, e segue até 1979, quando recuperou os direitos políticos, suspensos por dez anos após a edição do Ato Institucional nº 5. 

O cientista político Humberto Dantas, autor do segundo capítulo do livro, analisa os 33 meses de Covas como prefeito de São Paulo (1983-1985). José Afonso da Silva escreve o capítulo dedicado à atuação de Mario Covas na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988), baseado em suas observações diária.
Outro cientista político, Sérgio Praça, pesquisou os bastidores da derrota do candidato, pelo recém-criado PSDB, para a Presidência (1989) e para o governo do Estado de São Paulo (1990). O capítulo sobre Covas governador (1995-2001) foi escrito a partir de depoimentos de dois de seus principais colaboradores no Palácio dos Bandeirantes: Antonio Angarita e Dalmo Nogueira. Eles participaram da bem-sucedida iniciativa de Covas para recompor as finanças de São Paulo e recuperar a sua capacidade de investir em obras e serviços.

O último capítulo do livro, de autoria de David Uip, médico de Covas, traz informações inéditas sobre sua luta contra o câncer e a forma como o governador enfrentou essa tragédia pessoal. 


O lançamento do livro coincide com o 10º aniversário da Fundação Mario Covas.


Mario Covas Democracia, Defender, Conquistar, Praticar
05 de maio de 2011 | quinta-feira * a partir das 19 horas
Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705



Comentários