Workshop Produção Musical de A a Z


 
 
O MAB, Mercado Artístico Brasil, oferece o workshop Produção Musical de A a Z, com o mestre Sallaberry, que além de ser membro votante do Grammy Latino, é o autor do único livro brasileiro sobre produção musical: Manual Prático de Produção Musical.

Os tópicos que serão trabalhados no curso estão abaixo. A data é 26 de março, das 10 às 19 hs.

Mais informações no site www.mercadoartistico.com.br
 
1 - PRODUTOR MUSICAL - Exercendo a função de produtor.


2 - ENGENHEIRO DE SOM - A qualidade de uma produção começa a ser definida com a presença de um técnico de som capacitado.


3 - REPERTÓRIO -Definido entre músicos e produtor, o repertório é resultado do material que foi preparado durante as sessões de ensaio.


4 - MÚSICOS - É indispensável estabelecer critérios e adequar a escolha dos músicos ao tipo de música a ser gravada - bem como à disponibilidade.


5 - ESTÚDIO - É fundamental avaliar e contratar estúdios com equipamentos e condições adequadas para o tipo de produção a ser realizada, mesmo que seja um home studio.


6 - PRÉ-PRODUÇÃO - A primeira etapa do processo de gravação, em que o repertório gravado é avaliado sob aspectos de arranjo, timbre dos instrumentos, captação e afins.


7 - GRAVAÇÃO - É importante determinar o período das gravações, levando em conta a quantidade de material a ser gravado e a duração dos períodos de gravação.


8 - PRODUÇÃO MUSICAL VIA WEB - Gravar, mixar e masterizar à distância transferindo os arquivos via web, já é uma realidade e destaca-se pela praticidade e redução de custos.


9 - PÓS-PRODUÇÃO - Neste período o materia captado na gravação poderá ser retocado - tratado, editado e trabalhado. Esta etapa é concluída na masterização.


10 - MIXAGEM - Antes mesmo de iniciar o trabalho, é estabelecida a duração dos períodos de mixagem.


11 - MATERIAL FOTOGRÁFICO - Produzir as fotografias necessárias para produção gráfica da capa do CD/DVD é uma tarefa que exige cuidados especiais.


12 - PROJETO GRÁFICO - A capa do CD/DVD envolve a utilização de textos e fotografias. A aplicação correta destes recursos aumentam o potencial de conquista do consumidor.


13 - DOCUMENTAÇÃO - A produção musical envolve vários aspectos legais e burocráticos para uma execução aderente à lei em vigor.


14 - PROMOÇÃO - Cuidando da promoção do produto em anúncios de revistas, jornais e websites.


15 - WEBSITE - Hospedando as informações na web e criando a página no Myspace.


16 - LANÇAMENTO -Com o lançamento encerra-se o trabalho de produção propriamente dito.