SP comemora chegada do Ano Novo Chinês


O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é a celebração mais importante da China. Para comemorar a data, a Associação Chinesa do Brasil vai promover na próxima quarta-feira, dia 2 de fevereiro, uma série de atividades culturais na capital paulista.
A programação começa a partir das 12h, no vão livre do Masp, onde estão previstas apresentações de artes marciais, música chinesa e as tradicionais danças do Dragão e do Leão. Até às 15h, quem passar pelo local poderá conferir também exposições de ideogramas e a distribuição de kits, contendo enfeites chineses, mensagens de prosperidade e o tradicional Hong pao (envelope vermelho).

Um painel vai anunciar a chegada do Novo Ano que, no Brasil, será comemorado às 14h (meia noite na China). O evento será decorado com enfeites chineses que darão as boas vindas a 2011. O símbolo deste ano será o Coelho, um dos 12 animais do horóscopo chinês.

Às 19h, será realizada uma cerimônia na Assembléia Legislativa de São Paulo, com a presença de autoridades e representantes da comunidade chinesa. Na ocasião, haverá apresentações de dança e música típicas, além da participação especial da bateria da Escola de Samba Gaviões da Fiel. O Instituto Confúcio e representantes da comunidade chinesa no Brasil promoverão sorteios de bolsas de estudos e passagem para a China e, ao final, a Associação Chinesa do Brasil divulgará o resultado da campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes, entregues a Cruz Vermelha.



"O ANO NOVO CHINÊS"

A data em que se comemora o início do Ano Novo Chinês costuma variar, pois tem como base o calendário lunar, mas as comemorações duram até duas semanas após o festival. Este ano, no Brasil, a celebração será no dia 2 de fevereiro, às 14h (meia noite na China)

CALENDÁRIO CHINÊS

Diz a lenda que antes de partir da Terra, Buda chamou todos os animais para se despedir. Somente 12 compareceram e como recompensa, ele nomeou um ano para cada um pela ordem de chegada.


2011: O ANO DO COELHO

Ano calmo com merecido descanso após todas as batalhas enfrentadas ao longo do ano anterior, o ano feroz do tigre. O coelho é um diplomata por excelência, um político nato e simboliza graciosidade, sensatez e bondade. O Ano do Coelho tem início no dia 3 de fevereiro de 2011 e termina em 22 de janeiro de 2012.
 
 

Comentários