Banco de Leite de São Bernardo precisa de doações de leite materno

O Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo possui estoque de leite para apenas duas semanas e necessita urgente de doações. O hospital, que atende uma média de 70 bebês prematuros por mês, está com estoque de apenas 120 litros de leite, sendo que o ideal para o bom funcionamento do serviço é uma reserva de 300 litros.

O leite materno é importante para diminuir a mortalidade neonatal e assegurar uma melhor qualidade de vida aos recém-nascidos. Além de ser uma grande fonte de proteínas e calorias, o leite humano possui anticorpos que protegem o bebê contra infecções até os dois anos de vida.
 
Para a doação ao Banco de Leite Humano, as mães devem produzir leite em excesso e não serem portadoras do vírus HIV ou terem hepatite, sífilis ou rubéola. A coleta do leite é feita pela própria doadora em sua residência e, semanalmente, o hospital vai ao domicílio receber a doação, que pode ser feita o ano inteiro, 24 horas por dia, todos os dias da semana. O material necessário para a coleta do leite é fornecido pelo hospital.

As mães interessadas em doar seu leite podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano de São Bernardo pelo telefone 4365-1480, ramal 203 ou 196. O Hospital Municipal Universitário fica na Avenida Bispo César D'Acorso Filho, 161, Rudge Ramos.


Comentários