Galeria do Rock recebe expo sobre o rock nacional


A exposição “CLICK! O ROCK BRASILEIRO - HISTÓRIA EM IMAGENS”, que vai ocupar a Galeria do Rock no mês de novembro, busca promover um mergulho no contexto criativo do rock nacional, revelando ao público imagens de um riquíssimo período de ousadia, atrevimento, talento e pura inspiração.

As imagens foram selecionadas pelo fotógrafo e jornalista Mauricio Valladares que buscou através delas acompanhar toda a evolução, revolução e efervescência do rock'n Brasil. Para Maurício, essa seleção de imagens tem também como propósito “mostrar o lado pouco conhecido de alguns artistas brasileiros. Um lado que, ao longo dos anos, passou bem distante da comunicação massificada de jornais e revistas”.

A mostra, com entrada franca, faz parte e encerra o projeto feito em homenagem ao gênero, que contou também com o lançamento de um livro e um documentário “Click! O Rock Brasileiro- História em Imagens”, ambos lançados em 2009.

As imagens de arquivo serão utilizadas para estabelecer um processo de resgate de um período mágico da música brasileira que influenciou gerações, mexeu com as estruturas estabelecidas pelas gravadoras e explodiu em emoção atraindo milhares de fãs. O público irá conferir registros dos representantes mais significativos do rock rural como, o trio Guarabyra, Sá e Zé Rodrix, do rock sinfônico como, o Som Imaginário, da Jovem Guarda com Roberto e Erasmo Carlos, da Tropicália, com Caetano, Gil e Tom Zé, sendo dado um maior foco a década de 80, período considerado o de maior produção e o mais significativo do gênero, quando surgiram bandas como Paralamas, Legião, Titãs, Ira, entre outros. Os anos 90 e 2000 também estarão representados por artistas como Skank, O Rappa, Pitty, Mallu Magalhães e muitos outros. As imagens retratam os artistas nacionais clicados, ao longo dos anos, por profissionais especializados no assunto.

A mostra também contará com terminais multimídias que ficarão à disposição dos visitantes estabelecendo um processo interativo entre a obra e seu espectador. Haverá um espaço para exibição de filme aonde o público poderá assistir ao documentário, homônimo, dirigido por Bernardo Palmeiro, que no ano passado foi selecionado para o Festival de Cinema do Rio de Janeiro e pela Mostra Internacional de São Paulo.

  “Click! O Rock Brasileiro- História em Imagens”  
Local: Galeria do Rock -Rua 24 de maio, 62 (entrada tb pela Av. São João, 439)  
Dias: durante o mês de novembro (04 à 27/11)  
Horário: Segunda a Sexta - 10h às 19h  
Sábado - 10h às 17h  
Domingo não abre  
Entrada gratuita


Comentários