Alexandre Garcia foi perfeito no Bom Dia Brasil de hoje 17/08

"Muitos incêndios começam de maneira criminosa e não se houve falar de ninguém que tenha sido punido. Os incêndios no norte do Mato Grosso estão em um estado onde 99% dos desmatamentos e queimadas não são punidos.

Essa madrugada, por exemplo, no Aeroporto Internacional de Manaus, uma nuvem de fumaça chegou, vinda de longe, porque não havia incêndio por perto. É muito fogo. Tocantins tem incêndios. Na capital do Brasil, há uma névoa seca misturada à fumaça de mais de 50 incêndios por dia no cerrado, um dos mais ricos biomas do planeta.

Fogo é crime. Por trás do fogo, há sempre mãos humanas. Essa história de fogo espontâneo é balela, a menos que provocado por raio ou por alguma lente de óculos deixado ao sol. Há, portanto, por trás de cada queimada, um criminoso, por ignorância ou má-fé.

Isso é crime culposo ou doloso e ninguém é preso. A lei já foi mais dura. Já foi crime inafiançável. Não é mais. Onde há punição, trocam-se milhares de hectares de mata por cestas básicas.

A lei prevê pena de até cinco anos de prisão, com agravantes, se atingir a fauna ou parques e reservas, ou produzir poluição.

A parte mais cruel desse crime é que mata os mais vulneráveis. São filhotes de aves, de pequenos animais, espécies em extinção. É uma barbárie. Se for por ignorância, é preciso convencer as pessoas. Até por ameaça. Fazer com que o desinformado saiba o tamanho do fogo dele.

Mas se for para destruir, é preciso que o incendiário seja mantido longe de vegetais e animais que mata – atrás das grades."

Veja o vídeo
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/08/por-tras-de-cada-queimada-ha-um-criminoso-por-ignorancia-ou-ma-fe.html

Comentários