Documentário Elevado 3.5 estréia em 04 de junho nos cinemas


ELEVADO 3.5, dirigido pelos diretores João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo, é um filme sobre o mundo de pessoas que se cruzam ao longo dos 3.5km do Minhocão, via expressa construída na região central de São Paulo, durante a ditadura militar. O documentário terá uma exibição especial ao ar livre, no dia 30 de maio, às 19h, sobre o Elevado Costa e Silva, entrada pela alça de acesso na Av. São João entre a Rua Helvetia e Alameda Glete.

Do nível da rua ao último andar, o espectador é conduzido por diferentes pontos de vista. Por cima e por baixo da via, à sombra ou nos fios de luz que desenham uma cidade recortada, o filme se desenrola por meio do mergulho nas histórias dos personagens. A memória do alfaiate, do pedreiro, do comerciante, das filhas do imigrante italiano ou da cantora, cede espaço para imagens de arquivo. As palavras da cabeleireira transexual, do senhor “diplomado na escola da vida”, o canto de uma pessoa solitária, inserem novamente o espectador no presente. Tempos se entrecruzam. Outros personagens aparecem. Pessoas que estão ali por opção ou não, há muito ou pouco tempo, de diferentes idades e origens. O Elevado provoca e converge os olhares: de janela para janela, do segundo andar para a via expressa, do carro para dentro do apartamento, do ônibus para o comércio, do comerciante para o transeunte, da cobertura para a paisagem.

Comentários

  1. Lá tem muita história para ser contada. Bom, agora eu faço parte dela também. Ando ali praticamente todos os dias, sejá a pé o de ônibus. Todos apóiam sem demora a demolição da via expressa. Com certeza a dignida e o prazer de vivir ali voltarão ao moradores. Com respeito ao moradores de rua a prefeitura tem que icentivar mesmo que eles deixem aquela vida de incertezas para receber algo melhor por parte dos espalhavatões da dianteira desse país. Beijos menina. Até mais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário