Ajudar os animais, sempre! Desativação do Canil pode deixar bichinhos na rua

da Ong Patinhas OnLine...
"Infelizmente, temos uma notícia muito ruim para dar a todos que nos ajudam a tornar a vida dos peludos um pouco melhor. Como alguns sabem, o abrigo que ajudamos fica em local pertencente à USP. Para esclarecer como tudo isso começou, temos que voltar um pouquinho no tempo. Em 2001 foi criado pela USP um projeto para tentar solucionar o problema do crescente abandono de animais no campus. Os detalhes do projeto podem ser visualizados no seguinte site: http://www.usp.br/convive/ Criou-se então um abrigo para recolher os cães que viviam soltos no campus, com o objetivo de encaminha-los para adoção (depois de castrados, vermifugados e vacinados).

Alguns anos depois da criação do projeto, através de uma lista de discussão sobre direitos dos animais, ficamos sabendo da situação do abrigo da USP. Os cães precisavam de ajuda e, infelizmente, o projeto USP Convive ainda não conseguia trabalhar com uma capacidade adequada para atender as necessidades dos cães abandonados na USP. Agendamos então, entre os participantes da lista, um mutirão no abrigo, onde constatamos uma realidade dura para os cães e para a Beth, voluntária responsável pelos cuidados diários com os animais.

Cientes de que a responsabilidade para se manter tantos cães era impraticável para apenas uma pessoa, criamos o Patinhas Online e começamos a trabalhar com os voluntários. A ajuda aos poucos começou a aparecer, através de apadrinhamentos e compra de produtos e com esse dinheiro os primeiros animais foram preparados para adoção. Começamos a divulgar os peludos através de nosso site, realizamos nossas primeiras feiras de adoção e mutirões e aos poucos começamos a ampliar o trabalho, com mutirões de castração em comunidades carentes e trabalhos de conscientização da sociedade.

Hoje temos mais de 1600 voluntários cadastrados. Esterilizamos cerca de 900 animais em comunidades carentes somente de 2007 até hoje. Doamos mais de 300 animais (sem contar os que foram doados antes da nossa participação). Agora o problema: hoje, ao chegar ao abrigo, a responsável pelos cães (Beth) foi surpreendida por um banner informando a “desativação” do abrigo. Assim, sem mais nem menos, sem aviso e sem sequer nos informar se há algum projeto para um novo abrigo ou algo assim. Não sabemos o que vai acontecer, não temos idéia do que pretendem fazer com os cães.

Precisamos de ajuda. De toda ajuda possível. Se pudéssemos neste momento encaminhar os 110 cães que lá estão para adoção, ótimo, o problema estaria resolvido. Mas não temos como fazer isso e novos abandonos certamente ocorreriam no campus, então precisamos nos mobilizar para que o abrigo não seja desativado.

Como você pode ajudar?

Participando de nossa manifestação
Dia: 30/04/2010 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: nos encontraremos dentro da USP (Av. Afranio Peixoto 14) - no início da Avenida da Raia Olímpica

Orientações:
- a manifestação terá caráter totalmente pacífico, pedimos que todos respeitem essa condição para não prejudicarmos nossos objetivos
- quem puder providenciar cartazes ou faixas, favor entrar em contato para informamos os dizeres o mais rápido possível

Protestando contra a desativação do canil
Destinatários: gr@usp.br, ouvidor@usp.br, patinhasonline@gmail.com

Queremos ser recebidos e ouvidos, queremos garantia de segurança para os cães e acesso irrestrito a eles.

Contamos com vocês! Não deixem os peludos do abrigo na mão nesse momento!"

Comentários

  1. Cris, que problema! Ainda tempos atrás escrevias sobre feiras de adoção aqui, e agora há gente querendo acabar com o que não coopera nos cuidados, onde não foi chamado e onde só vem para acabar com o que não lhe diz respeito. Meu Pai, porque há pessoas que gostam de acabar com coisas boas? Se eu pudesse ir participar da manifestação, eu ia! Mas naquela hora eu estava trabalhando. E só hoje vi esse seu artigo. Aiaia. Que falta de amor. Onde já se viu acabar com trabalho voluntário. Ficaram malucos? Insensatos! Se eu for útil em algo, doô-me desde já! Avise-me sobre qualquer coisa. Beijos! Felicidades aos cães!

    ResponderExcluir

Postar um comentário