Livro conta histórias reais de quem sofre de dor crônica



A incidência global da dor crônica chega a atingir 40% da população mundial e, como consequência, cerca de 50% destes ficam parcial ou totalmente incapacitados. Somente no Brasil, estima-se que aproximadamente 60 milhões de pessoas sofram com o problema. Seja transitória ou permanente, essa condição compromete de modo significativo a qualidade de vida de homens e mulheres.

Para contar algumas histórias reais sobre dor e como tratá-la, a especialista em dor, Fabiola Peixoto Minson, reúne na obra Ufa! Chega de Dor - Histórias reais de quem aprendeu a controlar a Dor -, testemunhos de quem vivenciou o problema, informações médicas com uma linguagem simples e didática sobre diagnóstico e tratamento, além de dicas para o leitor. Prefácio é de Ana Maria Braga.
Segundo a autora, a cada dia é maior o número de pessoas que sofrem com dores nos diversos serviços públicos e privados de atenção à saúde. “As razões para isso são várias, vão desde os novos hábitos de vida, sedentarismo, a maior longevidade, o prolongamento da sobrevida dos doentes com afecções clínicas, erros posturais, estresse, difícil acesso e o desconhecimento da existência de equipes especializadas em tratamento da dor”, relata.



Em cada capítulo, uma história

Dor na escuridão, Dor que engana, Dor do fio de cabelo ao dedão do pé e Canto para aliviar a dor são alguns dos dez capítulos que abordam males como fibromialgia, dor no câncer, dores de cabeça, lombalgias, endometriose, dor na criança e no idoso, dor pós-cirurgia de coluna, entre outras. Em cada um, a his­tória de um paciente que nos ajuda a dar cara e dimensão às diversas formas de dor crônica.
Foram dez convidados, cada um com um percurso diferente, mas com algo em comum: a persistência e a superação na luta contra a dor.



 Lançamento do livro 
Ufa! Chega de Dor - Histórias reais de quem aprendeu a controlar a Dor
Dia 27/11/14  às 18h30
Livraria da Vila no Shopping JK.
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi, São Paulo