Matilha Cultural recebe mostra "Calar a boca nunca mais", inspirada nas manifestações



Inspirada na onda de levantes populares que tomaram o Brasil, a Matilha Cultural – centro de cultura independente que existe e atua há quatro anos no centro de São Paulo – abre, nesta terça-feira, 16 de julho, às 19h, seu espaço para ser ocupado por coletivos, redes e indivíduos comprometidos na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e livre.
 
O projeto de exposição “CALAR A BOCA NUNCA MAIS” vai reunir e apresentar imagens, relatos, cartazes e vídeos, além de promover sessões de filmes e debates sobre o momento social atual. Para compor a exposição, pessoas de todo o país foram convidadas pelas redes sociais a enviarem fotos, vídeos, desenhos, cartazes e depoimentos sobre as manifestações de junho.
 
Além das imagens que vão ocupar a galeria, a Matilha convidou artistas plásticos e grafiteiros para prepararem cartazes/banners de protestos, que ficarão expostos de tal forma que possam facilmente sair das paredes e ir para as ruas. Uma catraca personalizada pelo grafiteiro Mundano também ficará exposta na galeria da Matilha. O Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) que cobriu manifestações em tempo real em várias cidades, vai preparar um vídeo especial e selecionar imagens para esta ocasião, além de vídeos enviados por outros coletivos de comunicação e mídia livre. Oficinas sobre primeiros socorros e resistencia pacífica, e debates sobre estética e protesto, mobilidade, ativismo e não-violência, violencia policial e mídia também comporão a programação.
A inspiração para o título “CALAR A BOCA NUNCA MAIS”, veio da música POVO NOVO, composta por Tom Zé no calor dos acontecimentos.



Calar a Boca Nunca Mais @ Matilha Cultural
 De 16 de julho a 31 de agosto de 2013
Entrada grátis

MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h/ exceto sábados: 14h às 20h
 Entrada livre e gratuita, inclusive para cães