Brasília recebe exposição "Tão somente crianças: infâncias roubadas no Holocausto”

Criança viajando a bordo do barco 'Praga' para o porto de Harwich, Inglaterra, durante o primeiro Kindertransport,  nome informal dos esforços de resgate que levaram cerca de 10 mil crianças judias da Alemanha nazista para a Grã-Bretanha entre 1938 e 1940.
Inglaterra, Dezembro de 1938.
© United States Holocaust Memorial Museum Photo Archives.
 

 
De 06 a 28 de abril, Brasília receberá a exposição “Tão somente crianças: infâncias roubadas no Holocausto” aberta ao público, com visitação gratuita, e exibida no Salão Negro do Congresso Nacional diariamente das 9h às 17h, com curadoria do Museu do Holocausto de Curitiba.

A exposição

Em exibição inédita, a exposição foi criada com um acervo especial do Museu do Holocausto, sediado em Curitiba, que recebeu contribuições de sobreviventes e instituições ligadas à memória do Holocausto em todo o mundo.

Durante a visitação, que é totalmente interativa e educativa, os participantes poderão conferir histórias de resistência e sobrevivência, informações históricas distribuídas em 26 painéis sobre as 1,5 milhão de crianças assassinadas durante o Holocausto, além de ter acesso a depoimentos em vídeo e a um acervo especial de peças que retratam a memórias das vítimas, como documentos oficiais de nacionalidade, cartões postais enviados dos campos de concentração, cartas de familiares, peças pessoais: lenço de tecido, livro judaico de rezas, cadernetas de anotações, além de livro de registro de refugiados, bilhete de passagem, manuscritos, entre outros.

 
Crianças brincando numa escadaria do gueto de Lodz. - Lodz, Polônia, 1940.
© Yad Vashem Photo Archive.
 
 
Ao final da visitação, os participantes também passarão por um observatório, por onde será possível enxergar várias luzes em pequenos espelhos que refletem luzes, simbolizando as vidas que se foram pelo Holocausto. Dentro da “caixa escura”, vozes de 11 adolescentes curitibanos, muitos descendentes de sobreviventes, destacarão nomes de crianças judias assassinadas durante o Holocausto, suas idades e locais de origem. Esse espaço foi inspirado no Memorial das Crianças do Yad Vashem, em Jerusalém.

A exposição termina com um painel colorido onde estão registrados os direitos internacionais das crianças pela UNICEF, intercalados por algumas gavetas que o público poderá abrir e se surpreender com reproduções de brinquedos e objetos relacionados à infância. Outras gavetas permanecerão fechadas, simbolizando as infâncias roubadas no Holocausto. Nos dias 12, 19 e 26 de abril serão realizadas três palestras especiais, com sobreviventes do Holocausto, que estarão na cidade para contar suas histórias e experiências aos alunos.



“Tão somente crianças: infâncias roubadas no Holocausto”

Data: 6 a 28 de abril de 2013

Local: Salão Negro do Congresso Nacional

Brasília – DF
 
Diariamente das 9h às 17h