Ator paulista lança projeto sociocultural Agência Nacional do Samba


O ator paulista Rudy Serrati lança hoje (08/02) o projeto sociocultural Agência Nacional do Samba, uma iniciativa de valorização do ritmo como aliado na formação cultural do país.

Baseado na Lei federal 11.769 de 18 de agosto de 2008, que trata da obrigatoriedade do ensino da música (relativo às artes) nas escolas públicas e privadas brasileiras – pouco aplicada –, Serrati pretende gerar uma mobilização capaz de motivar a inserção do samba de raiz como elemento fundamental na história do Brasil. Para isso, o projeto deverá contar com ações teatrais nas escolas e outros ambientes, aliadas à tecnologia e aos novos conceitos da educação 3.0.

A ideia é oferecer palestras artísticas a municipalidades e demais órgãos de todo o país conectados à cultura e à educação, e desenvolver um portal repleto de materiais que sirvam como fonte de informação acerca do samba, parte da nossa identidade cultural”, revela.

Outro ponto interessante do projeto é a proposta de reconhecimento e geração de oportunidades aos artistas contemporâneos. No site da Agência Nacional do Samba, qualquer grupo ou artista poderá efetuar um cadastro com os próprios dados.

Em paralelo, qualquer pessoa também pode realizar o cadastro, se tornando um agente propagador do samba. A ação autoriza o recebimento de informações culturais, sobre a história do samba de raiz, as atividades do projeto, além de outros benefícios junto aos parceiros culturais, como descontos em escolas de música, sorteios de ingressos em espetáculos teatrais e de música.
 
Para que possa viabilizar o projeto em sua totalidade – criação do portal com informações, entrevistas, documentos e outros elementos, a realização de palestras com profissionais da área etc. –, Rudy Serrati esclarece que está em busca de parceiros, apoiadores e patrocinadores. Para conhecer a Agência Nacional do Samba e obter mais informações, acesse www.agencianacionaldosamba.com.br.