Editora Phorte lança "Material de Apoio para o Aprendizado de LIBRAS"



LIBRAS é a Língua Brasileira de Sinais, usada para comunicação nas comunidades surdas.

E o que muita gente não sabe é que a Língua Brasileira de Sinais possui toda uma estrutura gramatical própria, ou seja, a sua comunicação, não é simplesmente pela junção de gestos, mas também pela composição de níveis lingüísticos como o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.

Para o usuário de LIBRAS a comunicação vai além de sua forma básica, e através dela é possível uma verdadeira interação com mundo e a possibilidade de discutir assuntos mais profundos como filosofia, política e economia.

LIBRAS é um assunto em expansão e a cada dia mais e mais pessoas procuram aprender Língua mesmo não tendo qualquer tipo de deficiência auditiva. Isso porque é um universo cheio de descobertas.

Por exemplo, cada país possui sua própria língua de sinais, e como qualquer outra Língua também possui expressões que variam de acordo com cada região do pais.

Reconhecimento - Conforme a LEI Nº 10.436 de 2002, a LIBRAS é reconhecida como meio legal de comunicação e, de acordo com o DECRETO Nº 5.626 de 2005, a Língua deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas.



O ‘MATERIAL DE APOIO PARA O APRENDIZADO DE LIBRAS’ foi desenvolvido pelo autor Alexandre dos Santos Figueira, professor de Informática para surdos. Instrutor de Libras certificado pela FENEIS / MEC, e também, pelo PROLIBRAS - Universidade Federal de Santa Catarina/ MEC. Graduado em Administração Geral.

Comentários

  1. Oi Cris! Ufa, cheguei!! A LIBRAS se não me engano é a nossa segunda língua oficial. Um dia na aula de espanhol no Inglês para São Paulo eu disse que cada país tinha sua língua de sinais. Uma colega disse que não. Eu estava certo. :) Ela disse que era padrão. Não tem como uniformizar essa língua. Saudade! Beijos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário