CCBB apresenta "Cale-se - a censura musical" com canções proibidas pela ditadura

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo trará uma série de quatro shows com músicas censuradas pela ditadura militar. O projeto “Cale-se – a censura musical”, idealizado pelo produtor Marcus Fernando, resgatará canções de diversos estilos que sofreram com o cerceamento da liberdade de expressão promovida pela ditadura e endurecida com a instituição do AI5.

Serão duas datas dedicadas a MPB, uma ao popular e outra ao pop rock para mostrar como esses anos de censura afetaram a produção musical da época. Músicas estas que se tornaram uma forma de manifestação contra o regime ou não se enquadravam na moral e bons costumes da época.

As canções censuradas pela ditadura serão apresentadas por uma banda base e um casal de intérpretes. Fátima Guedes e Zé Luiz Mazziotti, Verônica Ferriani e Zé Renato, Inez Viana e Alfredo Del-Penho, Silvia Machete e Eduardo Dussek trarão suas vozes para o projeto cada par com um estilo musical. As duplas mostrarão canções de diversos compositores que foram censuradas, sempre com a apresentação de Marcus Fernando, que contará a história dos vetos às músicas. 
 


07/06 - A MPB CALADA – parte 1  
Fatima Guedes e Zé Luiz Mazziotti - músicas de Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Bosco, Djavan, Toquinho, entre outros.

14/06 - A MPB CALADA – parte 2  
Verônica Ferriani e Zé Renato  - músicas de Gonzaguinha, Taiguara, Sérgio Ricardo, Geraldo Vandré, Belchior, Ednardo, entre outros.
 
 21/06 - CENSURANDO O POPULAR  
Inez Viana e Alfredo Del-Penho - músicas de Odair José, Fernando Mendes, Waldick Soriano, Luiz Ayrão, Benito Di Paula, entre outros.

28/06 - O POP ROCK PROIBIDO  
Silvia Machete e Eduardo Dussek
músicas de Rita Lee, Cazuza, Raul Seixas, Leo Jaime, Pepeu Gomes, Evandro Mesquita, entre outros


Cale-se - a censura musical
Centro Cultural Banco do Brasil  
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo  
(próximo às estações Sé e São Bento do Metrô)  
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652



 

Comentários