Um ano da Campanha Segunda Sem Carne

Nos dias 23 e 24 de outubro o Ibirapuera abriga atividades de comemoração de um ano do lançamento da Campanha Segunda Sem Carne, realizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira em parceira com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
Serão promovidas palestras, oficinas, exibição de filmes e degustações com chefs de diversos restaurantes. As atividades começam a partir das 12hs nos dois dias, mas um estande de orientação da SVB e parceiros já estará em funcionamento a partir das 10h. A programação é gratuita, mas é necessário retirar senhas de participação por ordem de chegada, 30 minutos antes da atividade ter início.

As oficinas serão desenvolvidas numa tenda, em espaço próximo ao Planetário do Ibirapuera e as degustações culinárias acontecem na Escola de Astrofísica. Haverá sorteio de brindes e serão distribuídas receitas e adesivos de apoio.

Dentre os filmes exibidos estão "A carne é fraca", do Instituto Nina Rosa; Peaceable Kingdom: The Journey Home, da organização de promoção do veganismo e direitos animais Tribe of Heart.

Lançado nos Estados Unidos em 2003, o movimento Meatless Monday (segunda sem carne) vem ganhando adeptos em vários países e ficou famoso quando o beatle Paul McCartney chamou a atenção da mídia ao lançar a campanha na Inglaterra, acompanhado pela filha, a estilista Stela McCartney.

Ao diminuir o consumo de carne reduz-se, ao mesmo tempo, o desperdício de água, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros. A pecuária é responsável pela emissão de cerca de 17% dos gases de efeito estufa no planeta. Mais da metade da produção mundial de alimentos é destinada à ração para animais de abate. 

Comentários