Vá de galinha!

A Fundação SOS Mata Atlântica lança hoje (22/09), Dia Mundial Sem Carro, a campanha “Vá de Galinha. O objetivo é incentivar, de forma descontraída, outro hábito mais sustentável, deixar o veículo em casa e buscar novas alternativas de meio de transporte.

Atualmente a velocidade média de um carro na hora do rush, em São Paulo, é de 15km/h, ou seja, 1km/h a mais que uma galinha. Situação semelhante se repete no Rio de Janeiro, em Recife, Curitiba e Brasil afora. Por essa razão, a campanha pretende mostrar um dos principais problemas dos moradores da Mata Atlântica brasileira, o trânsito. Ela mostra os motivos pelos quais os motoristas podem passar a “ir de galinha”. Por exemplo, esse animal não polui, é claro que emite gases às vezes, mas não se comparam com a emissão de 43 milhões de toneladas de CO2 dos veículos paulistanos. As galinhas não usam combustíveis fósseis, gostam de milho e não de petróleo, portanto, tudo que consome volta para natureza sem degradar os recursos naturais e nem o que resta de Mata Atlântica, seus 7%. E para produzir uma galinha não precisa de gases pesados ou grande quantidade de energia, basta um ovo. “No final, o placar é no mínimo 3x0 para a galinha. É com essa simples e comparativa brincadeira, que queremos mostrar como podemos rever nossos conceitos”, aponta Monteiro.

A campanha sugere outras ações. A carona é algo fácil de fazer, porém nem sempre posto em prática, nela a quantidade de emissões de quatro pessoas, que poderiam estar em carros diferentes, é dividida. Pequenas distâncias podem ser percorridas a pé, quem trabalha a uma distância razoável de casa, pode usar a bicicleta.

Em comemoração a data, a SOS Mata Atlântica participa da ação Vaga Viva, que consiste na transformação temporária de vagas de estacionamento em praças de convivência para pessoas. Com o intuito de provocar uma reflexão sobre a relação entre a cidade e o automóvel, a iniciativa é promovida pelo Movimento Nossa São Paulo, ao lado do Conjunto Nacional, durante o dia 22. Todas as atividades do dia podem ser encontradas no site http://www.nossasaopaulo.org.br/