Sociedade Vegetariana Brasileira lança Campanha Segunda Sem Carne 2011



A SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, lança, no próximo dia 01 e 02 de Outubro, a Campanha Segunda Sem Carne 2011.

O objetivo é fazer com que pessoas que consumam carne, deixem de lado esse hábito ao menos um dia da semana, optando assim, por outros alimentos. Desta forma, todas as segundas, se cada pessoa deixar de consumir qualquer tipo de carne (de frango, peixe, porco ou bovina) haverá uma mudança significativa no planeta e na qualidade de vida.

É comprovado que uma alimentação sem carne pode trazer benefícios para a saúde, como diminuição do colesterol, diabetes, obesidade e doenças cardíacas. Além disso, priorizar alimentos de origem vegetal preserva fontes de recursos como a água e evita o desmatamento e o efeito estufa. Para se ter uma idéia, a cada quilo de carne produzido, emprega-se cerca de 15 mil litros de água doce limpa e 10 mil metros quadrados de floresta são desmatados. Além disso, o espaço utilizado em pastagens poderia ser uma fonte importante de plantações, que possibilitariam alimentar um número muito maior de pessoas ao redor do mundo.

Por fim, há ainda um benefício importante em diminuir o consumo de carne, que são os animais. Afinal de contas, a forma como muitos destes animais são capturados, reproduzidos, alimentados, vivem e morrem são cruéis. De acordo com fontes atuais, cerca de 70 bilhões de animais terrestres são mortos todos os anos com a justificativa de servirem de alimento para o homem. Uma alimentação sem ingredientes de origem animal é ética, saudável e sustentável.

A Campanha, que já existe em outros países desde 2003, está em sua terceira edição no Brasil e dessa vez chega com muitas novidades. Entre as principais e mais concorridas novidades está uma palestra com a professora Ivana Samagaia, do Brahma Khumaris, sobre meditação e uma grande bicicletada no domingo, no Parque do Ibirapuera, convidando as pessoas a se unirem na campanha. Haverá ainda oficinas com as crianças, palestras especiais para os pais, exibições cinematográficas, demonstrações culinárias em restaurantes, apresentações de teatro, entre outros eventos gratuitos que vão se espalhar pela cidade.

Aproveitando o lançamento deste ano da Segunda sem Carne, a SVB e a Secretaria do Verde também lançam o guia da Segunda Sem Carne, uma importante ferramenta para que as pessoas coloquem em prática o hábito de não comer carne as segundas. Para isso, a publicação reunirá endereços de restaurantes da cidade que são tipicamente vegetarianos, além daqueles que passam a oferecer ou já oferecem opções sem carne em seus cardápios. 
 
 
 
 
 

Comentários