Peça "Os Ruivos" lida com o preconceito de forma bem humorada



O espetáculo Os Ruivos faz sua estreia paulistana no dia 24 de agosto no Teatro Folha, onde ficará em cartaz até 29 de setembro. Escrita por Pedro Monteiro e Leonardo Neves, a comédia tem direção de Cynthia Reis. A peça mostra ao público que ruivo também sofre preconceito e leva ao palco algumas de suas divertidas vivências.

Ameaçados de extinção e cansados dos apelidos maldosos como "arroto de fanta" e "água de salsicha", os ruivos reúnem-se após anos de bullying e chacota e anunciam a sua plataforma de reivindicações. Entre as exigências estão os direitos a meia-entrada em dermatologistas, a cota ruiva na universidade, a Parada do Orgulho Ruivo, a eleição do mascote Ferrugem para as Olimpíadas de 2016, entre outras.

Para unir a minoria rubra, a peça convoca os ruivos de São Paulo para subirem ao palco em performance coletiva com os atores Pedro Monteiro e Thábata Tubino.

Ao abordar os temas do bullying e do preconceito racial, o espetáculo serve de metáfora para falar de maneira leve e divertida da discriminação às diferenças como um todo “Em algum momento, todo mundo sofreu com preconceito. Por ser gordo, magro, baixo, alto, negro, pela religião que possui. E mostrar isso pelo humor – no nosso caso, evidenciando a cor dos pêlos - é um jeito de mostrar que existe a segregação do diferente e que isso pode mudar”, afirma Pedro Monteiro, ator e autor da peça.


"Os Ruivos"
Teatro Folha - Shopping Pátio Higienópolis
Estreia: 24 de agosto
Temporada: até 29 de setembro
Horários: Quarta e quinta, 21h
Ingressos: R$ 10 (setor 2) e R$20 (setor 1)


Comentários