Dia Nacional da Coleta de Alimentos será em 06/11



O Dia Nacional da Coleta de Alimentos chega à sua 5ª edição mais fortalecido e abrangente. Este ano a campanha acontecerá no dia 06 de novembro em 37 cidades brasileiras em 15 estados. A previsão é de que sejam arrecadadas 130 toneladas de alimentos, que serão doados a Bancos de Alimentos de todo País. 

 Realizada desde 2006 pela Companhia das Obras do Brasil (CdO), a Coleta de Alimentos é um gesto simples que reúne pessoas de todas as idades e classes sociais nas diferentes etapas de seu processo – doação, arrecadação, estocagem e entrega. Durante todo o dia do evento, entre 8h e 19h, os voluntários se posicionam na entrada de supermercados das cidades participantes e explicam para os clientes o que é campanha e como é possível ajudar. Nessa abordagem, todas as pessoas são convidadas a participar, doando qualquer alimento não perecível que pode ser adquirido ali mesmo, durante as compras.

Os voluntários armazenam os alimentos em caixas próprias da campanha, pesam e contabilizam, para que no final do dia, possam ser encaminhados aos Bancos de Alimentos parceiros do projeto em cada uma das cidades participantes.

*Voluntários*

A Coleta recebe voluntários de todas as faixas etárias, em sua maioria, jovens e profissionais liberais, que doam parte do dia, ou até mesmo todo ele, para que o projeto possa acontecer. Estima-se que, este ano, o número de pessoas que se envolverão gratuitamente com o projeto chegue a cinco mil.

*A Coleta em números*

Em cinco anos de Coleta já foram arrecadados mais de 215 toneladas de alimentos, com a ajuda de 12.500 voluntários em 26 cidades do Brasil. Só em 2009, foram arrecadadas 99 toneladas de alimentos. Este ano, a campanha acontece tanto em grandes capitais, quanto em cidades do interior do País.

Comentários