Museu da Casa Brasileira recebe mostra "Outros Planos: Brasília"


Os sete projetos finalistas do concurso para o Plano Piloto da então nova capital do Brasil, realizado em 1957, estarão na mostra “Outros Planos: Brasília”, uma realização do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

A  exposição traz as várias soluções urbanísticas, premiadas e ainda pouco conhecidas, e que tiveram um único objetivo: propor uma cidade ideal como capital do país. Serão apresentadas, em detalhes, as possíveis Brasílias em que os pedestres caminhariam em esteiras rolantes ou onde gigantescos edifícios substituiriam os bairros atuais.

Uma visão crítica sobre a Brasília, que completa 50 anos, passa pelo conhecimento de sua história. Qual foi o legado do projeto urbano da nova capital? E como teriam sido os outros projetos não construídos?  Estas questões permeiam a mostra e os dois debates que serão realizados com alguns dos autores dos sete projetos finalistas, críticos e urbanistas. Como se sabe, o grande vencedor foi Lúcio Costa, com suas superquadras, as Asas Norte e Sul, a Praça dos Três Poderes, os Eixos Monumental e Rodoviário, as “tesourinhas”, os comércios locais e os prédios de seis andares. 

Exposição: “Outros Planos: Brasílias”
21 de abril a 16 de maio
Debates: 27 de abril e 11 de maio, às 19h30
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Ingresso: R$ 4,00 - Estudantes: R$ 2,00 – Gratuito domingos e feriados
Twitter.com/mcb_org



Comentários